INSTITUCIONAL
UBERABA FOI SACUDIDA PELAS COMEMORAÇÕES TÍPICAS DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS DO PERÍODO
UBERABA FOI SACUDIDA PELAS COMEMORAÇÕES TÍPICAS DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS DO PERÍODO
Ano 1900, na virada do século 19 para o século 20, Uberaba foi sacudida pelas comemorações típicas de mudanças significativas do período, mas também por ser uma sociedade que acaba de acordar para ser uma das referências do progresso no interior do país. A ferrovia, inaugurada em 1889, trazia para cá as novidades da época: imigrantes, mercadorias, informações.
A cidade se modernizava e já demonstrava diversos níveis de sociedade, semelhantes ao que acontecia nos principais centros brasileiros. A criação de clubes sociais representava o desenvolvimento e a civilidade dos homens do lugar. Reunidos no cine teatro Politeama, vários elementos representativos da comunidade fundaram o Sport Club, tradução do gosto pelo esporte hípico. Mais que o aspecto social, o novo esporte era mesmo a modernidade assumida pela nova sociedade.
PAVILHÃO DA PREFEITURA NA EXPOSIÇÃO DE UBERABA, A PRIMEIRA MOSTRA DE GADO ZEBU REALIZADA NO PAÍS. PRADO SÃO BENEDITO, 1911.
PAVILHÃO DA PREFEITURA NA EXPOSIÇÃO DE UBERABA, A PRIMEIRA MOSTRA DE GADO ZEBU REALIZADA NO PAÍS. PRADO SÃO BENEDITO, 1911.
A aquisição de área no alto São Benedito e a construção de imponentes portões e arquibancadas diante da pista de corridas de cavalos, propiciaram o espaço ideal para os homens (trajados em linho branco e palheta) movimentarem suas apostas e as mulheres desfilarem seus leves trajes, claros e longos, chapéus, bolsas de prata… a versão local da “Bellle-Époque”; um mundo longe de preocupações, guerras, revoluções. Era o Prado São Benedito – primeira grande realização do Sport Club.
As corridas no Prado – para onde eram enviados cavalos vindos até do exterior – animavam os diretores do Sport Club. O prado foi também local escolhido, em 1911, para realização da Primeira Exposição de Gado Zebu realizada no Brasil e que foi também a Exposição de Uberaba, nos moldes que tentavam refletir aqui as mostras em moda em todo o mundo, como as de Paris, do Rio, revelando, em pavilhões de arquitetura bizarra, todo o potencial econômico da região dominada por Uberaba. Desta maneira, o Prado prestava serviços diversos à sociedade. O cinematógrafo foi uma das novidades lançadas nesta Exposição de Uberaba.
SURGE O JOCKEY CLUB
SURGE O JOCKEY CLUB
Um clube completo, para uma sociedade que passava a ser exigente e a conviver, periodicamente, com Presidentes da República e Governadores de Estados. A fama do zebu fazia Uberaba conhecida nacionalmente e o Jockey Club era a primeira referência social da cidade.
Servirá este livro para atas de reuniões e assembléias gerais da Diretoria do Jockey Club de Uberaba
Das arquibancadas de madeira nas corridas de cavalos aos ginásios de hoje nas disputas de futebol de salão e de peteca. Dos bailes da “Rainha da Primavera”, do “Presidente”, da “Glamour” aos bailes do Cowboy e aos grandes Réveillons.
Da música romântica, do Fox, da valsa e do bolero ao sons estridentes do rock, do heavy metal e da lambada. Do maestro Vilaça Júnior aos disc-jockeys. Do traje a rigor do smoking, do Summer Jack às minissaias e bermudas. Das viagens a cabalo e as estradas de terra à moderna indústria automobilística e o asfalto.
Das boiadas eradas de 15 arrobas às boiadas de 18 arrobas. Do Jaraguá e do capim gordura ao brachearão. Do cerrado à soja e ao café. Da exportação de “mangas Sabina” às exportações de gado zebu. Da primeira indústria têxtil às margens do Caçu à indústria pesada e aos distritos industriais.
Dos chalés aos arranha-céus. Dos ginásios Diocesano e Colégio Nossa Senhora das Dores às modernas escolas superiores. Tudo isto foi, é Jockey Club, é Uberaba, 90 anos de história. Joqueanos de ontem, de hoje, somos quatro gerações. Do mérito do fundador Dr. José de Oliveira e de todas as diretorias passadas à atual diretoria com sua modesta contribuição.
A todos nosso muito obrigado.
A NATAÇÃO, AO LADO BASQUETE E DO VÓLEI, SUBSTITUIA A HÍPICA. A PRESENÇA DO NADADOR TESUO OKAMOTO LEVOU MILHARES DE ASSOCIADOS À PISCINA DO CLUBE.
A NATAÇÃO, AO LADO BASQUETE E DO VÓLEI, SUBSTITUIA A HÍPICA. A PRESENÇA DO NADADOR TESUO OKAMOTO LEVOU MILHARES DE ASSOCIADOS À PISCINA DO CLUBE.
OS NOVOS ESPOERTES – Com a decadência do esporte hípico; o associado passou a praticar outras modalidades esportivas, que se tornaram extremamente populares, como a naatação, o basquete, o vôlei; quando, então, surgiram as Olimpíadas Jockeanas, período de explosão, não somente do espírito desportista, mas também do caloroso sentimento de amor ao clube.
O TEATRO DA CIDADE – As dificuldades de dotação de um teatro municipal, em Uberaba, ao longo dos últimos 60 anos, fizeram do Jockey Club o teatro quase oficial da cidade. Tanto na sede social, como no Gimnasium apresentaram-se e se apresenta as melhores companhias de dança e de teatro, as principais orquestras, concertistas, atores, autores, artistas plásticos.
Ali acontecem eventos de nível nacional, como o Festival de Inverno, e dia internacional. A Biblioteca do Jockey é uma das mais importantes da cidade, também enriquecendo o patrimônio cultural do clube.
DIRETORIA E ASSOCIADOS NUM DOS PRIMEIROS ENCONTROS PROMOVIDOS NA NOVA SEDE.
DIRETORIA E ASSOCIADOS NUM DOS PRIMEIROS ENCONTROS PROMOVIDOS NA NOVA SEDE.
SEDE PRÓPRIA – O desenvolvimento dos fatores econômicos da cidade e o consequente enriquecimento das classes de pecuaristas, comerciantes e “capitalistas” permitiram uma rápida ascensão do Jockey Club nos anos 30.
RÉVEILLON DE 1939 – Com aquisição de área, na mesma Praça Rui Barbosa, o Jockey Club teve sua sede própria, inaugurada no Réveillon de 1939. O prédio, de dois andares, projeto da firma Costa Lins & Cia., de São Paulo, com interferências do arquiteto Luiz Signorelli na fachada, traduzia para o associado, os ambientes dos clubes e mansões que tomavam conta das avindas paulistanas: lustres art-decó, cortinas de veludo, móveis entalhados, mesa de bilhar, piano de cauda, requintadas estantes para a biblioteca, sala de jogo, consoles…
Um clube completo para uma sociedade que passava a ser exigente e a conviver, periodicamente, com os Presidentes da República e os Governadores de Estados, para os quais se organizavam bailes e recepções. A fama do zebu fazia Uberaba conhecida nacionalmente e o Jockey Club era a primeira referência social da cidade. Nele, pela primeira vez, o associado dispunha de todas as dependências e conforto exigidos de um clube.
INAUGURAÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DO JOCKEY CLUB.
INAUGURAÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DO JOCKEY CLUB.
UM NOVO JOCKEY CLUB – Outro Réveillon histórico marca a inauguração da sede própria do Jockey Club: 31 de Dezembro de 1962 – inauguração das reformas do clube.
Se, socialmente o Jockey se mantinha inabalável, a estrutura física da sede já se mostrava desgastadas no final dos anos 50. Era necessário um novo investimento no prédio. Daí, a reforma total pela qual o Clube passou, ganhando mais espaço – principalmente o salão de bailes, muito reduzido para o ampliado quadro de associados – e se tornando mais funcional.
Também a boate era a novidade que merecia destaque e tratamento especial imposto pelo novo comportamento do associado.
AS PROMOÇÕES DO GIMNASIUM PASSARAM A SER O NOVO INTERESSE DO ASSOCIADO.
AS PROMOÇÕES DO GIMNASIUM PASSARAM A SER O NOVO INTERESSE DO ASSOCIADO.
A ENERGIA DO ASSOCIADO NO GIMNASIUM – A uma investida no social sempre se corresponde à outra, no esportivo. Em área adquirida ao lado da antiga quadra de esportes, o associado ganha o Gimnasium de Esportes, entregue durante uma série de jogos, a partir da inauguração em 11 de março de 1975. O associado transita entre a sede social, a piscina e o Gimnasium, que recuperou para o clube o antigo ânimo de seus desportistas e familiares, com as novas Olimpíadas Jockeanas.
A INAUGURAÇÃO DO JOCKEY PARK VEIO AMPLIAR O LAZER DA GRANDE FAMÍLIA DE ASSOCIADOS.
A INAUGURAÇÃO DO JOCKEY PARK VEIO AMPLIAR O LAZER DA GRANDE FAMÍLIA DE ASSOCIADOS.
Visando resgatar a antiga Hípica, levar o associado a novamente ter o contato com a natureza, a ecologia, surgia o Jockey Park. Inaugurada em 1978, a sede campestre dispunha de restaurantes, bar, piscinas, quadras, campos, estrebaria e pista para movimentadas atividades a cavalo.
DESCONTRAÇÃO E ALEGRIA NO INTERNACIONALMENTE FAMOSO BAILE DO COMBOY
DESCONTRAÇÃO E ALEGRIA NO INTERNACIONALMENTE FAMOSO BAILE DO COMBOY
BAILE DO COMBOY – Pelas atividades sociais e desportivas que o tornam requisitado pelos associados, principalmente nos finais de semana e férias, o Jockey Park é internacionalmente conhecido pelo Baile do Cowboy, que ali se realiza anualmente, no mês de maio.
RÉVEILLON – A administração junho de 1988 – junho de 1990 procurou manter as tradições jockeanas, na sua legitimidade, mas também as dinamizou. O Réveillon tem sido um dos momentos de enriquecedora alegria e o elo da grande família de associados..
PADDOCK – Nos tempos atuais, a boate Paddock atinge o pique de movimentação quando é ocupada pela animadora presença do jovem associado..