Com 719 pontos acumulados ao longo dos 10 dias de competição, a bandeira vermelha é a grande vencedora das Olimpíadas Joqueanas 2024. Foram mais de 1.411 pontos distribuídos em cerca de 500 jogos entre mais de 30 modalidades. A entrega do troféu que representa o espírito desportivo aconteceu neste domingo (10), após as competições finais, na grande piscina do Jockey Club Uberaba.
O dia começou repleto de atividades: os atletas puderam finalizar as competições de futsal, futebol de campo, badminton, beach tênis, vôlei de areia e vôlei de quadra. Ainda, os atletas que chegaram às finais garantiram medalhas de participação. “Tivemos uma intensa participação dos associados neste ano, o que nos deixou impressionados com o empenho dos atletas joqueanos. Foram 10 dias que nos mostraram o potencial dos atletas que formamos com as atividades realizadas no clube”, afirma o presidente do Jockey Uberaba, Renato Luiz da Costa.
Ainda, conforme o diretor de Esportes, Caio Ramon, o evento foi um sucesso, com adesão intensa dos joqueanos. “Superamos o número de inscrições do ano anterior, com um aumento de 50% no total. Tivemos uma Olimpíada muito equilibrada entre as bandeiras até um dia antes do encerramento. O jockey está no caminho, se superando a cada ano, para melhor atender o associado”, afirma.
Além dessas modalidades, o time de goalball do Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC) contribuiu para as Olimpíadas Joqueanas 2024. O evento também contou com a participação da equipe paralímpica de natação da Fundação de Esporte e Lazer (Funel). “A participação do Goalball e da natação do paradesporto na Olimpíada Joqueana de 2024 foi fundamental para que nossos associados pudessem conhecer a modalidade e também para contribuir na construção de uma sociedade diversa e igualitária. Foi enriquecedor para todos nós a parceria com o instituto dos cegos com a participação da equipe do Goalball e da Natação”, pontua a coordenadora do Departamento de Esportes, Andrezza Pires.
A Olimpíada Joqueana já está confirmada para o ano de 2025. Segundo o presidente do clube, há planos para antecipar o evento e evitar as chuvas de outubro e novembro.