De volta ao Jockey Club Uberaba, o atleta joqueano João Nogueira retomou seus treinamentos nesta semana em busca de aprimorar seus resultados para futuras competições. Recém-chegado da 1ª etapa do Ciclo Olímpico de Triathlon, na Espanha, João Nogueira compartilha suas novas conquistas, alcançando marcas impressionantes, obtendo uma pontuação satisfatória e adquirindo experiência em competições internacionais.
Essa foi a primeira vez que João participou de uma competição fora do país, e o paratriatleta já se destacou conquistando o 5º lugar. Segundo Nogueira, a dinâmica da competição foi completamente diferente de tudo o que ele havia experimentado antes. “O nível é muito superior ao que estou acostumado no Brasil, desde a organização e o tamanho da prova em si, até o desfecho da competição. Foi uma experiência incrível, e consegui melhorar meus tempos. Foi realmente fantástico”, conta.
Como único participante em sua categoria de paratriatlo, João representou o país na prova e, ao aprimorar seu tempo e aumentar sua pontuação, o atleta agora busca uma convocação para a Seleção Brasileira. “Preciso melhorar meus tempos para competir com atletas de outros países. Na competição, havia atletas da seleção brasileira em outras categorias, mas eu quero competir com eles”, afirma João Nogueira.
Com essa competição, João conquistou 400 pontos e atualmente ocupa a 32ª posição mundial na categoria de triatlo. “No Brasil, ganhar uma prova equivale a 300 pontos, enquanto lá fora são 1.000. Os cinco primeiros da minha categoria se classificam para as Olimpíadas. O líder atual é o espanhol Leon, com mais de 2.000 pontos”, explica.
Agora, Nogueira se prepara para o Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, que ocorrerá no dia 14 de outubro, em Brasília. “Estou treinando para melhorar meus tempos e espero que a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) reconheça meu esforço e me convoque. Preciso liderar na corrida, é isso que eles estão esperando”, conclui.
João Nogueira é atleta oficial pelo Jockey Club Uberaba, em parceria fechada em junho deste ano. Líder no ranking nacional, o atleta da categoria PTS2 do paratriatlo busca disputar os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024 e explica que, para se classificar, precisa disputar etapas do campeonato mundial. Para isso, o clube fornece toda a estrutura física necessária para os treinos, feitos especialmente para o esportista.